Documento oficial da Eletronuclear aponta a cidade como ideal
Um documento oficial do escritório regional da Eletronuclear no Recife, estatal responsável pela implantação e operação de usinas nucleares no governo federal, aponta a cidade de Itacuruba, no Sertão do São Francisco, distante 481km do Recife, como a primeira opção para a instalação de uma usina nuclear no Nordeste. Até então, o que se divulgava oficialmente é que o em preendimento poderia ser localizado em alguma cidadde às margens do Rio São Francisco.
Segundo o documento, a área reúne as melhores condições porque conta com solo estável, oferta de água em abundância (usada para resfriar os sistemas de geração) e localiza-se nas proximidades das linhas de transmissão da Chesf. O terreno apontado como poção no estudo fica às margens do Lago de Itaparica, no Sertão.
"Em Pernambuco, o local escolhido é Itacuruba. É o local mais adequado ao projeto. Outros Estados também têm interesse e o governo Dilma pode fazer duas centrais", afirma uma fonte do governo do Estado, sob reserva.
A baixa densidade populacional ajudou. Segundo o IBGE 2010, Itacuruba só tem 4.400 {ALMAS}. Uma usina nuclear geralmente é instalada em área de baixa densidade por conta dos planos de segurança, que prevêem retirada de todas as pessoas próximas da planta industrial, em caso de emergência.
O prefeito de Itacuruba, o socialistas Romero Magalhães Ledo, está eufórico com a indicação. A escolha da cidade ajudaria o goverdo Eduardo Campos a interiorizar o desenvolvimento, especialmente na área da cidade polo de Belém de São Francisco, administrada pelo também socialista Gustavo Caribé.
Com a concretização do investimento, a cidade mudará de patamar, com obras e investimentos sociais. A Eletronuclear paga uma fortuna em royalties para os municípios da mesma natureza, como compensação ambiental. Na fase de construção, a obra pode demandar mais de 2.500 empregos. Para operação, cerca de 600 pessoas seriam necessárias, ajudadndo amanter uma renda elevada na cidade.
A Eletronuclear já fez três missões à área, chamada de Sítio Belém de São Francisco. Cerca de 8km² já estariam reservados. Pelo estudo da Eletronuclear, a seleção do sítio preferencial teria que se dar este ano. Itacuruba foi escolhida após passar por uma peneira. Foram estudados 10 sítios primários em quatro estados (Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas). A área preferencial ficou entre Pernambuco e a Bahia, de cinco opções propostas.
O empreendimeto tem custo estimado em R$ 10 milhões em até oito anos. Segundo o documento, a Central do Nordeste teria seis usinas com capacidadesde geração de cerca de 6.600 megawatts com seis reatores e vida útil de 60 anos. Com expectativa de lucro de R$630 milhões por ano, o retorno do projeto ocorreria em até 16 anos.