Escola de Aplicação ***


Os anos se passaram e com eles ficaram  as marcas do passar do tempo, tendo a escola alcançado conquistas e os alunos colhido seus méritos de estudarem na Aplicação, uma das mais conceituadas escolas do estado de Pernambuco, sendo prova disso muitos concurssos e seus resultados que indicam um desenvolvimento estudantil.  


Historico escolar:

A Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC foi criada através do Decreto nº 18.334 de 30 de Janeiro de 1995, inaugurada em 31 de Janeiro de 1995 e instalada oficialmente em 21 de Fevereiro do mesmo ano, atendendo aos dispositivos legais da Educação Nacional, orientando-se  pela Lei 9394/96 e nas normas oriundas do Sistema Estadual de Ensino, o Estatuto da Criança e Adolescente, e demais diplomas legais vigentes.
      
A Escola de Aplicação foi regulamentada no dia 19 de junho de 1998, através da Portaria SEE 3702, publicada no Diário Oficial de 21 de Agosto do mesmo ano, passou a ser denominada Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC, em memória do Prof. Francisco do Amaral Lopes, Prof. Chaves, como era carinhosamente conhecidos por todos; ex-Professor e Diretor da FFPNM/UPE, falecido em 25 de Dezembro de 1994.

    A EAPC foi concebida com o objetivo de atuar como campo de estágio, pesquisa e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, no entanto, é necessário desenvolver ações estratégicas para integrar a EAPC às ações da FFPNM na perspectiva de que a referida Escola desenvolva a função de construtora de uma Pedagogia que articule Ensino e Pesquisa, numa visão progressista, igualitária, humanista e democrática, estimulando a produção de conhecimento científico na área e oferecendo uma Educação de qualidade para toda a comunidade .
Atualmente a EAPC oferece o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, o Ensino Médio de 1ª a 3ª séries e o Curso Normal Médio através do convênio PRONERA/INCRA/UPE/MST, co recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.



Biografia do prof. chaves: 

Francisco do Amaral Lopes, nascido em 26 de fevereiro de 1941 no Estado de Alagoas, filho de Rosalvo Cirilo Lopes e Jardelina do Amaral Lopes. Que veio residir em Pernambuco para complemento estudantil dos cursos superiores na UFPE e UNICAPE. 
Educador que deixou uma história bonita e honrosa em Nazaré da Mata, justificando seu cognome “Chaves” na Escola de Aplicação.
O prof. Chaves não foi um educador alheio ao mundo em que viveu. Educou com um pensamento voltado para as desigualdades sociais, a opressão, a exploração das classes menos favorecidas e aos problemas que atormentavam a humanidade.
- Professor de Redação em Língua Portuguesa, e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;
-  Titular da Cadeira de Língua Portuguesa – FFPNM/FESP – 1971
-  Professor de Língua Portuguesa – FFPNM/FUNESCO
-  Ex-professor de Língua Portuguesa – FFPP-PE
-  Ex-professor de Língua Latina da FFPNM/FESP
-  Ex-chefe de Departamento de Letras da FFPNM/FESP
-  Vice-diretor da FFPNM – Período l974 à l978 – l978 à 1982
-  Diretor da FFPNM – Período 1982 à 1986 – 1986 à 1990
-  Vice-Reitor da Fundação Universidade de Pernambuco – Período 1991 à 1994.

“A Faculdade é minha casa, Nazaré é minha terra”
(Francisco do Amaral Lopes)

Óbito em 25/12/1994



As conquistas alcançadas: 

·         1 – no ano de 2000 a Escola recebeu o prêmio de Excelência em Educação da Secretaria Estadual de Educação.
·         2 – Outra conquista veio em dose dupla que foi o Prêmio Naide Teodósio, onde a escola teve alunas premiadas em 1º lugar em 2007 e 2008.
·         3 – A escola sempre participa de diversas competições de conhecimentos e vem se destacando em algumas delas, OBMEP, OLÍMPIADAS DE FÍFICA, OLÍMPIADAS DE ASTRONOMIA, OLÍMPIADAS DE GEOGRAFIA, OLÍMPIADAS DE HISTÓRIA E OLÍMPIADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA REPRESENTAM OS PRINCIPAIS EVENTOS EM QUE  A ESCOLA TEM DESTAQUE.
·         4 – Na parte esportiva a Escola de Aplicação também vem se destacando muito, nos jogos escolares de Pernambuco foi campeã infantil pernambucana de 2009 e este ano campeã pré-mirim na fase regional.
·         5 – A escola recebeu uma menção honrosa pela participação no simpósio sobre o cerrado brasileiro.
·         6 – No  ano de 2010 a escola junto com seus alunos fundaram a COM-VIDA, que é uma comissão de respeito ao meio ambiente, este grupo já existe em várias escolas pelo Brasil e agora chega a Escola de Aplicação para consolidar sua vocação de responsabilidade ambiental.
·         7 – No Saepe e Prova Brasil temos resultados a comemorar, sempre a escola tem resultados bem acima da média do Estado e Brasileira.
·         8 – No IDEB/IDEPE a escola foi classificada como a 2ª melhor escola do estado de Pernambuco e a 9ª melhor escola do Brasil.
·         9 – Este ano a Escola de Aplicação Foi escolhida para ser a sede pernambucana do Observatório juvenil programa ligado a secretaria de direitos humanos da Presidência da República, o grupo formado por 30 alunos para atuar nas questões relacionadas ao direitos das crianças e adolescentes.
·         10 – Com uma atuação destacada e participação efetiva na vida escolar o Grêmio Estudantil Luiz Interaminensse é um grande motivo para a Escola comemorar.
·         11 – Nos últimos anos a Escola vem colhendo os frutos de 15 anos semeando um ensino diferenciado e isto fica muito evidente pela quantidade de prêmios de redação recebidos pela Escola.
·         12 – O prêmio Aprendizes poetas é um destaque nessa trajetória da escola.
·         13 – Em suas excussões e palestras a escola implementa um formação mais completa e até o nosso saudoso Ariano Suassuna veio mostras sua aula espetáculo para nós e com certeza nos orgulhamos muito disso.
·         14 – O ENEM tem nos mostrado que estamos no caminho certo, no ano passado fomos a 14ª melhor escola do estado de Pernambuco entre públicas e privadas e 2ª melhor do interior do estado.
·         15 – E final mente ao fim da jornada nossos alunos chegam ao objetivo que é a grande aprovação nos principais vestibulares do Estado de Pernambuco.

Nesses anos aprendemos que nos nossos erros podemos tirar grandes lições e que um composto formado por uma boa estrutura que A faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata nos oferece, um grupo de alunos da mais alta qualidade, pais presentes no processo de formação dos seus filhos, professores competentes e comprometidos com os objetivos da escola moderna e funcionários empenhados diariamente em fazer a escola funcionar na mais perfeita ordem, é o que faz da Escola de Aplicação Professor Chaves essa grande família com um lugar todo especial no coração da mata norte do estado de Pernambuco.




A Com-Vida na EAPC:

Fez um ano o período de existência da Com-Vida na Escola de Aplicação Professor Chaves, o grupo vem se mostrando atento as mudanças que acontecem na escola, atualmente 20 alunos fazem parte desse grupo que também conta com a presença de representantes comunitários e funcionários da escola, tudo para que as atividades realizadas não se limitem à escola em si, e sim tenha um grande público alvo tendo em mente que a mudança começa na gente, mais tem que se espalhar pelos outros.

Devemos comentar também sobre o surgimento da Com-Vida em nossa escola, poderíamos dizer que foi uma experiência muito boa para quem participou das atividades exercidas pela escola com o intuito de divulgar e disseminar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida da EAPC. O estopim para essa idéia foi a participação da Escola de Aplicação Professor Chaves na Conferência Estadual e Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na representação do aluno José Horácio Coutinho, o mesmo sentiu vontade de levar a proposta da Com-Vida para a Aplicação, tendo ele se unido aos alunos Matheus Vinicius, Rangner José, Nereu Victor e Maria Augusta, juntamente com o professor Daniel Pereira, formando a primeira Comissão do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida em todo município de Nazaré da Mata. Assim como todo grupo estudantil, a Com-Vida vem a enfrentar problemas das mais variadas causas nada que possa impedir o seu funcionamento correto e democrático.A participação dos alunos não só do núcleo Mobilizador da Com-Vida EAPC, mais de toda a escola e comunidade é de extrema importância para que a preocupação ambiental não se limite a pequenas atitudes, mesmo estas tendo grandes conseqüências.