A Nesta última terça-feira, dia 13 de setembro, os alunos da EAPC, mais especificadamente os alunos do 9º ano, receberam a visita de três alunos universitário da FFPNM. Eles trouxeram a idéia de uma aula dinâmica para os alunos, e pra isso, os alunos da EAPC fizeram um simples questionário sobre química, onde tinha como principal assunto, a matéria, assunto comum no aprendizado de química do 9º ano do ensino fundamental. Depois de feito e entregue o questionário, recebemos um contrato de consentimento dos pais dos alunos para que hoje, dia 15 de setembro, os alunos pudessem ter uma aula com experimentos científicos. Onde foram explicados assuntos como Matéria e seus componentes, átomo, carga e massa. Logo após a aula, os alunos tiveram que fazer o mesmo questionário de antes, para poder avaliar o aprendizado da aula dinâmica.
Como nós da COM-VIDA não perdemos nenhuma oportunidade,
logo fomos entrevistar esses futuros biólogos, onde conversamos sobre o projeto deles.
logo fomos entrevistar esses futuros biólogos, onde conversamos sobre o projeto deles.
Os universitários, Arthur Travassos de Queiroz Xavier, Paula Tays Alves de Souza, Paula Camila Albuquerque de Lemos, Adam Lincoln Correia Tavarez de Melo e Anny Karla Maria da Silva, sob orientação de Leda Cristina da Silva, continuaram um projeto existente na UPE desde 2001, o projeto “Química sem Fronteiras”, mas esse ano eles decidiram dar uma inovada em relação ao questionário.
“O objetivo principal do projeto “Química sem Fronteiras” é a melhoria do ensino de química nas séries fundamentais. Principalmente nos 9º anos, quando os alunos se deparam com a química pela primeira vez na grade curricular.”
“Baseado em aulas dinâmicas, com recursos didáticos(slides e experimentos) tentamos prender a atenção dos alunos e cativá-los para que a aprendizagem possa ocorrer da melhor maneira possível.”
“Usamos experimentos com materiais de baixo custo. Mesmo a escola não tendo laboratório, os experimentos podem ser reproduzidos tanto por parte dos professores quanto dos alunos.”
“Melhorar e exercitar a prática de ensino dos lincenciandos envolvidos no projeto também é um dos objetivos do mesmo.”
Surgimento:
O projeto “Química sem Fronteiras” teve início no ano de 2001, e contou, originalmente, com a participação de 3 docentes e 8 alunos de graduação. Entre 2001 e 2005 foram desenvolvidos 5 temas básicos de Química que resultaram em um conjunto de aulas/demonstrações e, participações em congressos.
Baseado no relato de nossas vivências no ensino enquanto docentes e na troca de informações, constatamos que muitos conceitos em Ciências e Química tornam-se abstratos para os alunos em seu contato formal com a disciplina. Quer seja porque o conteúdo não foi bem vivenciado, quer seja pela ausência de experimentos, ou mesmo pelos dois motivos. Por ser a Química uma ciência experimental, sua compreensão requer a utilização de demonstrações relacionadas com o assunto abordado, necessitando de alguns materiais básicos e criatividade por parte do professor, o que não é a realidade na nossa rede de ensino pública atual. A intenção do projeto Química sem Fronteiras não é levar o aluno a compreender toda a teoria presente nos temas, e sim, que ele possa fazer uma associação entre o fato vivenciado e experimentado com a teoria envolvida em termos qualitativos.