4 de maio de 2011

Nem sempre água é vida:

Vicência, PE, 03 de Maio de 2011:












Na manhã deste dia, a chuva caiu de forma exagerada causando uma enchente no município de Vicência, PE e em outras cidades das redondezas. Não é a primeira vez que isso acontece na cidade, ano passado centenas de famílias ficaram desabrigadas, por terem suas casas engolidas pela água,
como era sabido, seria provável que o acontecido se repetisse mais tarde, mas mesmo com essa afirmação as famílias voltaram para suas casas nas margens do rio Siriji, tendo o governo do estado distribuído renda, terrenos, alguns moveis e alimentos, tudo na esperança de reconstruir as localidades longe dos rios. Não obedecendo isso a população enfrenta novamente o que foi visto a anos atrás.

Veja as fotos tiradas na manhã do dia 04 de Maio de 2011:
O nível do rio já baixou, as famílias desabrigadas foram levadas para ginásios e clubes, mas ainda a ameaça de que a barragem de Murupé (um dos distritos de Vicência) tenha que desaguar por estar acima do nível suportado, o que fará mais água vim em direção a cidade, o mesmo já ocorre com a barragem da Usina laranjeiras.

Barreiras derrubadas pela água...
Casas invadidas por água poluída...
Lixo espalhado pelo rio...

Agora se analisarmos bem, a culpa para que tudo isso tenha acontecido é dos próprios moradores que além de voltarem a morar em locais de risco, continuam com os mesmos hábitos de jogarem lixo na rua o que entope bueiros e até mesmos escoamentos de redes de esgotos e fazem os mesmos transbordarem com o excesso de água, que só pra lembrar é poluída.

Água não é vida quando é manipulada pelo homem, que se acha ser supremo mas que não pode nem com a própria água.